Dois Decretos de Emergência são assinados pela Prefeitura de Cachoeira, em menos de um mês

O prefeito Sergio Ghignatti decretou nesta terça-feira (19) situação de emergência em Cachoeira do Sul pelos danos causados pela enchente ocorrida no início do mês. A região registrou índices de chuva entre 140 e 200 milímetros em diferentes pontos da cidade e do interior, o que elevou o nível do Rio Jacuí para 23,85 metros, 5,85 metros acima do nível normal, e inundou lavouras e áreas ribeirinhas.

A inundação causou prejuízos públicos e privados e danos a residências, o que deixou famílias desabrigadas e desalojadas, além de danos em bueiros de drenagem, estradas e pontes. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, somente na agricultura os prejuízos chegam a R$ 40 milhões. Lavouras ficaram submersas e o manejo ficou prejudicado na largada da safra 2019/2020.

No último dia 5, o prefeito em exercício, Cleber Cardoso, havia declarado situação de emergência nas áreas do município afetadas pelo vendaval da manhã do dia 29 de outubro.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, agora o documento segue para o governo do Estado para homologação estadual e depois para o Ministério da Integração e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.