População de Santa Maria e Santa Cruz do Sul irá acionar o SAMU na própria cidade

Santa Maria e Santa Cruz do Sul passam a contar com regulação remota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com isso, os chamados feitos a partir dos dois municípios, após uma triagem realizada pela central estadual, serão direcionados para um médico local que definirá qual o atendimento necessário e encaminhará a ambulância para o socorro.

O objetivo do projeto de regulação remota é dar mais agilidade ao atendimento de emergência. Em Santa Maria, o serviço iniciou as atividades na última semana, e Santa Cruz do Sul está em processo de abertura. Bento Gonçalves é outra cidade que também aderiu ao projeto.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, participou do evento de assinatura em Santa Cruz do Sul, onde destacou a importância da iniciativa. “São novas tecnologias que permitem uma entrega para a população com maior rapidez, qualidade e segurança”, comentou.

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, valorizou o empenho da secretaria em apoiar e disponibilizar o projeto. “É um respaldo para o nosso município, da nossa diretoria até os nossos prestadores de serviço na ponta”, disse.

Pela manhã, o ato ocorreu em Santa Maria, onde o prefeito Jorge Pozzobom falou que é uma felicidade ter a oportunidade de implantar o projeto. “Isso mostra a ampliação do Samu, qualificando o atendimento à população”, afirmou.

Funcionamento

As ligações para o telefone 192 feitas a partir dessas cidades continuarão sendo recebidas pela Central de Regulação Estadual, em Porto Alegre. Inicialmente o chamado é atendido por um técnico auxiliar de regulação médica (Tarm), que pega os dados que descrevem a urgência e a localização do paciente. A diferença é que, agora, após a triagem, a ligação é direcionada para um médico na própria cidade que conta com a regulação remota. Para o coordenador médico do Samu Estadual, Jimmy Ferreira, isso poderá reduzir segundos no tempo de atendimento. “Em um caso de infarto, por exemplo, pode representar uma grande diferença para salvar uma vida”, afirmou. Em Santa Cruz do Sul, foi feita uma demonstração ao vivo do atendimento remoto.

Em Santa Maria, o serviço funcionará em plantões de 12 horas (das 7h às 19h), todos os dias da semana. Nos períodos fora desse horário ou quando o número de atendimentos for muito alto, a tarefa será operada desde Porto Alegre. O município da região Central conta com quatro equipes do Samu, três ambulâncias de suporte básico (composta por condutor e técnico de enfermagem) e uma ambulância de suporte avançado, também chamada de UTI móvel (composta por condutor e médico).

Santa Cruz do Sul e Bento Gonçalves
As centrais remotas compartilhadas de Santa Cruz do Sul e de Bento Gonçalves funcionarão com a regulação feita pelo mesmo médico que compõe a equipe do Samu. Ele será acionado pela Central Estadual para a avaliação do atendimento e sairá com a ambulância para o socorro. Na sua ausência, o atendimento seguirá realizado pela Central Estadual.

Regulações do Samu no RS
O Rio Grande do Sul conta hoje com 288 municípios com atendimento do Samu. Desses, 269 são atendidos pela Central de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Além dela, também há centrais em Porto Alegre (atende só a capital), Pelotas (para 11 municípios da região Sul), Bagé (para seis cidades) e Caxias do Sul (recebe também as ligações de Vacaria).