Cpers anuncia greve a partir de segunda-feira nas Escolas Estaduais

O Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) realizou na manhã desta quinta-feira, 14, um protesto contra o pacote de medidas do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A ação ocorreu na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini e à Assembleia Legislativa, e teve a movimentação de vários professores. Ônibus do interior chegaram no início da mobilização trazendo mais integrantes para a manifestação, na expectativa de um diálogo no parlamento. Durante o protesto, foi feito o anúncio do início de uma greve a partir desta segunda-feira, 18.

Confira a nota emitida pelo Sindicato:

“SE É GUERRA, É GREVE!
A partir de segunda-feira, estaremos em greve por salário em dia, reajuste já e nem um direito a menos!
Sabemos das dificuldades e das consequências de uma greve para a organização familiar, mas esperamos contar com a compreensão e apoio de cada pai, cada mãe e cada aluno.
Nós trabalhamos com amor, carregamos a escola pública nas costas, fazemos o possível e o impossível para realizar um bom trabalho e dar condições adequadas para nossos estudantes. Mas não vamos abrir mão da nossa dignidade.
Eduardo Leite nos massacra. Além de aprofundar a política de atrasos e congelamento salariais, o governador quer acabar com o pouco que nos resta, atacando nossos direitos, nossas carreiras e nossos sonhos.
O governo fala em crise. Mas já estamos pagando por esta crise há muitos anos.
Os gaúchos sobrevivem com alguns dos custos mais elevados do país na gasolina, no gás, na água e na alimentação. Os impostos aumentaram, mas amargamos perdas no poder de compra superiores a 30%.
Nossas escolas estão sucateadas e faltam recursos humanos, pois muitos não conseguem resistir à sobrecarga de trabalho e à humilhação de escolher entre comer e pagar as contas.
Enquanto isso, bancos têm lucros recordes, empresas deixam de pagar bilhões em impostos e os privilégios dos altos salários continuam intocados.
Quem tem menos paga cada vez mais para sustentar a injustiça.
Tentam fazer da penúria dos educadores(as) um modelo para o trabalhador precarizado: dócil e servil, vitimado por uma crise fiscal insolúvel e sem alternativas fora da agenda neoliberal.
Somos usados para convencer a sociedade a aceitar qualquer medida, por mais virulenta que se apresente.
Mas a crise não é nossa, é do projeto neoliberal. A crise é o próprio projeto.
Por trás deste projeto está a intenção de acabar com a escola pública e os sonhos de milhões de gaúchos. Querem privatizar o ensino e cobrar das famílias a conta do acesso à educação. Não vamos deixar que isso aconteça.
Não há saída possível fora da mobilização coletiva. É tempo de redobrar as forças e as esperanças.
“Como programa”, escreveu Paulo Freire, “a desesperança nos imobiliza e nos faz sucumbir no fatalismo onde não é possível juntar as forças indispensáveis ao embate recriador do mundo”.
Por isso lutaremos, também no sentido freiriano, “com raiva, com amor, sem o que não há esperança”.
As sementes estão plantadas. Será uma greve maciça, entre as mais importantes da história da categoria. Nossas armas serão a mais firme e insubmissa resistência.
Nossa causa é justa e esperamos contar com o apoio de toda a sociedade. Lutaremos pelos nossos e pelos seus direitos. Pelo futuro da sua e das nossas famílias.
Nem uma escola aberta, nem um direito a menos.
Avante educadores, de pé!”