Definidas as ruas e praças que receberão iluminação de LED em Cachoeira

Dezessete ruas e três praças de Cachoeira do Sul receberão, a partir do ano que vem, nova iluminação com lâmpadas de LED. A troca será possível graças à seleção do município no Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia. O Projeto, desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura e a UFSM, deixou para trás uma forte concorrência de municípios e instituições de todo país. Em 2019, o Programa de Eficiência Energética recebeu a inscrição de 146 projetos, sendo 50 aprovados. Além do projeto de iluminação pública, Cachoeira conseguiu aprovar outro projeto, dentro do mesmo Programa, para instalação de painéis de energia solar, sendo o único município a conseguir aprovar os dois projetosO valor destinado pelo Programa à cidade é a fundo perdido, ou seja, não haverá custos por parte do município.

LED – O valor contemplado neste projeto é de 1 milhão e 400 mil reais. Serão adquiridas 558 luminárias LED (com braço e lâmpada). As luminárias antigas serão substituídas, sendo usados os mesmos postes. O trabalho de retirada das lâmpadas e colocação das novas será por conta da RGE. O valor contempla ainda ações educativas sobre economia de energia e também a contratação de uma empresa para medição antes/depois da colocação das luminárias de LED. A vida útil dos novos pontos luminosos é de, em média, 12 anos (50 mil horas) e garantia de 5 anos e são específicas para iluminação pública viária.

Ruas que receberão as luminárias LED:

– Saldanha Marinho – 53 lâmpadas;

– Júlio de Castilhos – 32 lâmpadas;

– Avenida Brasil – 108 lâmpadas;

– Bento Golçalves – 24 lâmpadas;

– Alarico Ribeiro – 21 lâmpadas;

– 7 de setembro – 57 lâmpadas;

– Davi Barcelos – 27 lâmpadas;

– João Neves – 38 lâmpadas;

– Andrade Neves – 12 lâmpadas;

– Pinheiro Machado – 46 lâmpadas;

– Conde de Porto Alegre – 44 lâmpadas;

– Aparício Borges – 19 lâmpadas;

– Tiradentes – 3 lâmpadas;

– Ernesto Alves – 5 lâmpadas;

– Otto Mernak – 6 lâmpadas;

– Francisco Gama – 6 lâmpadas;

– Milan Kras – 3 lâmpadas.

Ainda serão substituídas 8 lâmpadas na Praça Salgado Filho, 27 lâmpadas na Praça José Bonifácio e 19 lâmpadas na Praça Honorato de Souza Santos. A expectativa da Prefeitura é que a substituição das lâmpadas comuns por luminárias de LEDs em via pública gere economia de 14 a 15 mil reais por mês.

Placas de energia solar – Neste projeto, serão investidos 544 mil reais em 320 placas para produção de energia fotovoltaica. As placas serão colocadas no Ginásio Derlizão e deverão produzir energia para o ginásio, ainda podendo ser realocada a energia para outros espaços públicos. Além da minigeração solar, está prevista a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED no prédio da Secretaria da Fazenda, Administração Educação, com expectativa de economia de 9 a 10 mil reais por mês.