Inscrições abertas para agroindústrias familiares participarem da Expoagro e Expodireto

Estão abertas as inscrições para o pavilhão da agroindústria familiar das feiras Expoagro Afubra e Expodireto Cotrijal de 2020. Os empreendedores rurais que desejarem participar devem estar inscritos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Além disso, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • extrato de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de pessoa física ou jurídica, no caso de agroindústrias com CNPJ
  • registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), no caso de agroindústria de origem animal
  • ou alvará sanitário, se for uma agroindústria de origem vegetal
  • e ainda o registro no Ministério da Agricultura, no caso de agroindústria de suco, polpas ou bebidas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de novembro nos escritórios da Emater/RS-Ascar – conveniada à Seapdr – ou nos sindicatos de trabalhadores rurais filiados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) ou à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), no caso da Expodireto Cotrijal.

O secretário da Agricultura, Covatti Filho, destaca que “a Expodireto e a Expoagro são duas das maiores feiras com participação da agricultura familiar no Estado, com ótimas oportunidades de comercialização e divulgação dos excelentes produtos de nossos empreendedores”.

Ao todo, serão disponibilizadas nas duas feiras espaço para cerca de 360 agroindústrias famílias. “É possível se inscrever nas duas feiras. Contudo, a agroindústria selecionada para uma feira só poderá participar na outra se sobrar vagas”, explica Olívio Pedro Faccin, assistente técnico regional e extensionista rural da Emater/RS-Ascar.

A seleção das agroindústrias que participarão das feiras será feita pelo Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Seapdr.

Expodireto Cotrijal

Expodireto 2019
Em 2020, Expodireto Cotrijal será de 2 a 6 de março, no município de Não-Me-Toque – Foto: Divulgação / Expodireto Cotrijal / Arquivo

– De 2 a 6 de março de 2020, em Não-Me-Toque.
– Serão disponibilizados 182 espaços para as agroindústrias familiares.
– Em 2019, participaram 182 expositores, sendo 142 de agroindústrias e 40 de artesanatos, plantas e flores.
– O espaço contou com empreendedores de 116 municípios e registrou vendas de R$ 1,05 milhão.

Expoagro Afubra

DCIM\100MEDIA\DJI_0027.JPG
Em 2020, Expoagro Afubra será de 18 a 21 de março, no município de Rio Pardo – Foto: Divulgação / Expoagro Afubra / Arquivo

– A maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil será de 18 a 21 de março, em Rio Pardo.
– Na edição de 2020, serão montados cerca de 180 estandes.
– Em 2019, participaram 149 expositores, sendo 112 agroindústrias e 37 expositores de artesanato e plantas ornamentais.
– O espaço registrou vendas de R$ 792,5 mil, crescimento de 25% comparado com 2018.