Comportas de barragens são abertas e Rio Jacuí em Cachoeira atinge 23,85 desabrigando mais de 150 pessoas

A cheia do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul avança cada vez mais na região não só devido a água das recentes chuvas que atingiram a região e seus principais afluentes como Vacacaí e Irapuã, mas também devido as barragens Rio acima, cuja as comportas foram abertas na última sexta-feira. Em mobilização da Defesa Civil até este domingo (3), foi preciso retirar de suas casas 37 famílias, sendo 36 do Bairro Cristo Rei e uma da localidade de Ferreira. Ao todo, são 150 pessoas que estão fora de suas moradias devido à inundação do Jacuí que atingiu, na tarde deste domingo a marca de 23,85 metros, ou seja, 5,85 metros acima do nível normal estabilizando -se conforme o coordenador da Defesa Civil, Edson  Júnior.

Esta é a maior mobilização da Defesa Civil dos últimos tempos em Cachoeira do Sul em função da enchente do Rio Jacuí. 17 famílias estão abrigadas no pavilhão da Fenarroz, no Bairro Carvalho. As demais famílias, num total de 20, estão em casas de familiares ou de amigos.

Edson Júnior disse que as remoções são realizadas de maneira preventiva com o objetivo de  evitar o maior prejuízo às famílias.

O trabalho está sendo realizado pelas equipes de trabalho das secretárias da Prefeitura, que conta com a participação dos militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate sob a coordenação do comandante da unidade, tenente- coronel Renato Farias Bazi.