Ventos fortes e chuva causaram estragos em nove municípios do RS

Mais de 1,3 mil casas foram destelhadas e 5,5 mil pessoas afetadas devido ao ao temporal que atingiu o Estado na terça-feira (29). Em novo balanço divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira (30), subiu de três para nove o número de municípios que relataram estragos com os temporais. Além de Dom Pedrito, Santana do Livramento e Bagé, entraram na lista Cachoeira do Sul, Piratini, Canguçu, Santa Maria, São Gabriel e São Pedro do Sul.

O número de pontos sem luz também aumentou. Subiu de 96 mil para 106,7 mil o total de imóveis sem energia elétrica por volta das 11h desta quarta. São quase 47 mil na área de concessão da CEEE e 60 mil na região da RGE. Não há previsão para restabelecimento do serviço.

Santana do Livramento – Rajadas de vento e forte chuva causaram pontos de alagamento e destelhamento, danificando 20 residências. Ventos chegaram a 112 Km/h.

Dom Pedrito –  Três escolas, quartel, delegacia da Polícia Civil e alguns estabelecimentos comerciais foram destelhados ou sofreram infiltração da chuva. Parte da cidade ainda sem energia elétrica e foi registrado desabastecimento de água em seis bairros. Inúmeras árvores caídas. Relatos de falta de energia e queda de árvores em localidades do interior. Ventos de 145 Km/h.

Bagé – Alagamento em vários pontos do município devido ao volume de chuva em poucas horas. Os ventos chegaram a 125 Km/h.

Cachoeira do Sul – Rajadas de vento destelharam casas e derrubaram árvores. Os ventos chegaram a 93 Km/h.

Piratini – Casas parcialmente destelhadas por ação do vento e do granizo. As rajadas de vento chegaram a 45 Km/h. Aulas suspensas em oito escolas, aproximadamente 700 alunos devidos a problemas nas estradas.

Canguçu – Casas parcialmente destelhadas por ação do vento e do granizo. As rajadas de vento chegaram a 45 Km/h.

Santa Maria – Casas destelhadas, árvores caídas, falta de energia em vários pontos, além de vias obstruídas. As rajadas de ventos chegaram a 65 Km/h.

São Gabriel – O temporal que atingiu o município durou cerca de três minutos, causando o destelhamento de casas, porém a preocupação agora é com os alagamentos, devido à elevação do nível dos rios. As rajadas de vento chegaram a 90 Km/h.

São Pedro do Sul – Casas destelhadas e queda de árvores. As rajadas de vento chegaram a aproximadamente 65 Km/h.

*Fonte: Gaúcha/ZH e Defesa Civil do RS