Começa o período de Rematrículas nas Escolas Municipais de Cachoeira

Começou nesta segunda-feira (21) o período de rematrículas na rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul. Segundo a Secretaria de Educação (Smed) até o próximo dia 30 poderão ser feitas as rematrículas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (estudantes já matriculados).

A partir de 4 de novembro começam as inscrições para a Educação Infantil. Berçário, maternal e pré-escola terão datas diferentes de inscrição, mas todas elas serão feitas na SMEd, na Rua Moron, 1013. A matrícula dos novos estudantes da Educação Infantil acontece entre 2 e 20 de dezembro, direto na escola. Os alunos inscritos concorrerão a uma vaga na escola para a qual optaram, de acordo com os critérios pré estabelecidos. Entre as escolas do campo, a matricula, rematrícula e transferência acontece diretamente na escola.

Na Educação Infantil as vagas são preenchidas por critério de idade. O critério de seleção na Educação Infantil é a maior idade dentro da faixa etária. Ou seja, não importa se a criança é a primeira ou última a ser inscrita. O que vai classificá-la para a vaga é a idade.

É obrigatória a matrícula e crianças a partir dos 4 anos de idade na Educação Infantil. Caso contrário, os pais poderão ser responsabilizados. Para as crianças de 4 a 5 anos a vaga em uma escola da rede municipal de ensino é garantida, pois para eles a Educação Infantil é obrigatória. Os pais ou responsáveis poderão escolher até três escolas diferentes no momento da inscrição.

As inscrições a partir da 1ª série do Ensino Fundamental serão feitas na Central de Matrículas (junto a Uergs), mas ainda sem data definida para o início. Transferências (desde que não seja para escola do campo) também serão neste local. Este edital deve ser publicado nos próximos dias.

Documentação necessária para inscrição

– Certidão de nascimento da criança

– Comprovante de residência

– Documento de identificação do responsável

– Comprovante de vínculo empregatício (para a inscrição de crianças de 4 meses a 3 anos) – Para as famílias que querem turno integral