ABCCC anuncia datas das classificatórias ao Freio de Ouro 2020

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou as datas das classificatórias ao Freio de Ouro 2020. No total, serão sete datas que vão selecionar os conjuntos para a grande final, que ocorre sempre no primeiro final de semana na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), sendo cinco delas nacionais, além da Argentina e no Uruguai.

A principal mudança será o retorno das classificatórias regionais do Rio Grande do Sul, com rankings para a região Norte e região Sul. Ambas serão disputadas em 2020 na pista de Esteio. De acordo com o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Mateus Gularte Silveira, as modificações visam possibilitar a todos os animais credenciados a oportunidade de correrem uma classificatória. “Vão classificar oito animais em cada uma. Isso também leva um aumento de animais participantes e fomenta os núcleos. O animal inédito, por exemplo, poderá ir nas duas regiões e no Bocal de Ouro”, observa.

Conforme Silveira, embora seja uma prova seletiva, o objetivo é que todos possam participar de uma classificatória. Além disso, os habilitados poderão correr a classificatória aberta no centro do país, ainda sem local definido, e as seletivas na Argentina e no Uruguai. Para as duas etapas gaúchas e a realizada para Santa Catarina e Paraná, que será no município de Pato Branco (PR), apenas os classificados nestas regiões vão disputar as vagas, que continuam sendo para oito machos e oito fêmeas nas eliminatórias nacionais e quatro machos e quatro fêmeas nas internacionais.

Confira o calendário de classificatórias ao Freio de Ouro 2020

13 a 15 de Março – Jesús María (Argentina)
15 a 19 de abril – Bocal de Ouro (Esteio)
13 a 17 de maio – Região Sul RS (Esteio)
10 a 14 de junho – Região Norte RS (Esteio)
17 a 21 de junho – Santa Catarina e Paraná (Pato Branco)
16 a 19 de julho – Classificatória Aberta (A definir)
Obs: A classificatória de Montevidéu ainda aguarda definição de datas


Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective