Curso de Arquitetura da USFM projeta novo pórtico para entrada de Cachoeira

Um presente para os 200 anos de Cachoeira do Sul”. Assim foi classificado pelo prefeito em exercício, Cleber Cardoso, a presidente do Lions Clube Fandango, Izabel Pereira e do Lions Clube Cachoeira, Antônio Mendes, a proposta de conjunto paisagístico de pórtico municipal na BR 153, no Bairro Fátima, onde até agosto de 2018 existia uma passarela, que foi desmontada devido o seu estado de deterioração. No mês dezembro de 2018, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM/Cachoeira recebeu o pedido de auxílio do Lions Clube Cachoeira do Sul para a elaboração de dois projetos: um paisagístico junto ao Marco Leonístico de entrada da cidade e o de um pórtico em substituição à então passarela que existia no local.

Após confirmar o apoio de professores e da Prefeitura Municipal, o curso de Arquitetura e Urbanismo disponibilizou uma disciplina optativa no primeiro semestre de 2019, chamada de “Projetos Colaborativos”, ministrada pelos professores arquitetos e urbanistas Dr. Samuel Brito (coordenador do curso), Dra. Verônica Danoso e engenheira civil Dra. Luciane Neves Lens para 26 alunos. A turma também contou com o a ajuda do professor Dr. Alejandro Ruiz Padillo, professor do curso de Engenharia de Transporte de Logística da UFSM/Cachoeira e ainda do professor Fernando Coelho Eugênio.

PROPOSTA – A proposta do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM/Cachoeira é de retirada da estrutura de alvenaria que ainda está no local, substituindo por outra com seis elementos metálicos curvados, sendo o primeiro com 6 metros e o último com 9 metros de altura, simbolizando dois potenciais econômicos do Município: a cultura do arroz e o pólo metal-mecânico. Na lateral, ainda há mais uma estrutura, um espaço onde será possível a divulgação turística, de festividades, apoiadores, mensagem de boas vindas, entre outros.

A proposta prevê ainda elevação da faixa de pedestre, ajardinamento da lateral e um espaço com letreiros para fotos e para sentar-se na lateral. O letreiros tem entre 1,40 metro e 2 metros. “Ao fazer esta proposta levamos em consideração elementos que são pouco onerosos e a baixa manutenção futura”, frisou o professor Samuel.

IMPORTANTE

Os integrantes do Lions Clube Fandango e do Lions Clube Cachoeira e o curso de Arquitetura e Urbanismo terão encontro com o prefeito em exercício, Cleber Cardoso para tratar sobre como colocar projeto em prática.