UFSM/Cachoeira promove 1ª Pedala Kids na Pracinha da Soares no domingo

No próximo domingo (20), entre às 14h30min e 18h30min, a Pracinha da Soares, em Cachoeira do Sul, será palco de atividades lúdicas e brincadeiras, nas quais a bicicleta será o meio para a diversão. Esta será a 1ª edição do Pedala Kids, um evento público e gratuito destinado a toda comunidade cachoeirense. As atividades são voltadas para crianças a partir de 2 anos.

O Projeto de Extensão Pedala Kids, desenvolvido por professores e acadêmicos da UFSM-CS, tem o objetivo de promover a interação de crianças com a mobilidade e o espaço urbano de forma a contribuir para a sua formação cidadã. A ideia do evento é, através de atividades lúdicas baseadas no uso da bicicleta, dialogar sobre o convívio no espaço urbano, sobre as opções de mobilidade atuais e sobre as que se desejam para o futuro de Cachoeira do Sul.

Segundo a coordenadora do Projeto, Profa. Brenda Pereira, apesar de estarem com sua formação cognitiva em desenvolvimento, as crianças possuem grande sensibilidade para questões do ambiente em que se inserem. “Caminhar e brincar pelas ruas estimula o sentido de pertencimento da criança, facilitando a criação de um mapa mental sobre questões urbanísticas, indo além do conhecimento de vias e parques próximos a sua residência”, complementa a professora. Assim, ao trazer as crianças e, por consequência, os adultos que as cercam – pais, professores, familiares e amigos -, pode se ampliar o diálogo sobre o desenvolvimento sustentável através do uso recreativo da bicicleta.