Festival reúne games, aplicativos e projetos de robótica da comunidade escolar gaúcha

Com o objetivo de incentivar a prática da robótica educacional, o empreendedorismo juvenil e a cultura digital nas escolas públicas, a Secretaria da Educação promove nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de outubro, o 2º Festival Steam Seduc/RS.

O evento irá mobilizar mais de 200 pessoas, entre estudantes e professores de todo o Estado, com cerca de 70 atrações como oficinas, exposições e demonstração de inteligência artificial, trabalhando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, arte, matemática e meio ambiente. No encontro, estarão presentes as equipes vencedoras do 1º concurso de Aplicativos e Games da Rede, realizado no mês de setembro. O evento será das 8h30min às 18h, na Seduc, no 2º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital.

A responsável pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) do Departamento de Logística da Seduc, Magda Motta, explica que é preciso reunir as diversas áreas do conhecimento para elaborar elementos que levem a uma nova forma de educar. “Nossa sociedade está imersa em inovações tecnológicas e, dia a dia, temos novidades surgindo. Isso precisa estar presente no processo educacional”, acredita.

A assessora do setor de Tecnologia da Informação (TI), Ana Elisabeth Agostini, destaca que a grande novidade deste ano é que os estudantes de todo o Estado poderão participar e apresentar seus projetos. “Ano passado, no 1º Steam, o evento teve como foco a região metropolitana de Porto Alegre. Agora, estudantes e professores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estarão presentes”, explica.

O que é Steam?

O termo Steam é um acrônimo que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (Science, Technology, Engineering, Art and Math), um conjunto de conhecimentos técnicos essenciais para que os estudantes se preparem para uma boa posição no mercado de trabalho do século 21. O acréscimo do “A” significa sensibilidade para humanizar as práticas.

Além da parte técnica, a metodologia Steam permite desenvolver características como a imaginação, criatividade, pensamento crítico, adaptabilidade, colaboração, comunicação, estrutura emocional e social, habilidades culturais e sociais. Com o festival, pretende-se incentivar os alunos a serem protagonistas, produtores e empreendedores, interagindo positivamente na comunidade.