Alunos da Educação Infantil do Marista Roque fazem descobertas através dos alimentos

São nos gestos e nos olhares das crianças que enxergamos novos horizontes e reconhecemos a importância de cada uma delas no futuro do nosso planeta. Em meio às mudanças do mundo contemporâneo e as muitas formas de entender essa etapa da vida, é preciso reforçar as concepções da infância e o seu posicionamento voltado aos valores humanos. Por isso, entendemos que formar cidadãos conscientes de seu papel social é um dos pilares que sustenta as relações educativas. Nesse sentido, o Colégio Marista Roque busca, através de um itinerário pedagógico, proporcionar o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões.

Reduzir, Reutilizar e Reciclar

O projeto que aborda a temática “Reduzir, Reutilizar e Reciclar” é desenvolvido com as crianças da Classe Bebê (a partir dos dois anos de idade). Seu objetivo é estimular quatro diferentes campos de experiências: “O eu, o outro e o nós”; “Corpo, gestos e movimentos”; “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Neste trimestre, as crianças descobriram maneiras de reaproveitar os alimentos por meio de iniciativas que visam uma alimentação saudável e de qualidade. Dentre as atividades, elas plantaram mudas de verduras e participaram de oficinas de culinária. Na oportunidade, elas prepararam bolos produzidos com legumes e folhas verdes, explorando experiências sensoriais e despertando a concentração, a aprendizagem e a experimentação.

Saiba mais

Ações responsáveis como essas, com foco na redução, na reutilização e na reciclagem, buscam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração de recursos em excesso.

Adotando boas práticas, além de diminuir a produção de lixo, estamos incentivando a população a poluir menos, através do consumo consciente e do manejo sustentável dos produtos e materiais utilizados no dia a dia.