Google Maps lança navegação especial para motos

O Google Maps lançou, nesta quinta-feira (26), duas novas funcionalidades exclusivas que passam a ser oferecidas em todo o Brasil. O modo de navegação para motocicletas vai ajudar os usuários que utilizam esse tipo de transporte. Além dele, o Google também lançou a função “Viajar com Segurança”, que avisa o usuário caso ele saia da rota estipulada. O anúncio das duas novidades ocorreu em Santos, no litoral de São Paulo.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2018, havia mais de 26 milhões de motos no Brasil, cerca de uma moto para cada 8 habitantes.

Segundo o gerente de produto do Google Maps, André Kowaltowski, diante desses dados, foi possível identificar que havia uma demanda por informação por parte dos motociclistas. Por isso, o Google resolveu trazer um recurso especial para estes usuários. A Índia foi o primeiro país a adotar a navegação para motocicletas. O serviço, agora, também está disponível no Brasil.

O Google Maps passa a mostrar as opções de rotas para os donos dos veículos de duas rodas e o tempo estimado de viagem por meio da função moto. O aplicativo traz estimativas diferenciadas e rotas otimizadas. A intenção é ajudar o usuário a escolher qual a melhor forma e mais rápida de chegar ao seu destino.

“Os carros estão andando e as motos, às vezes, não podem ir na mesma velocidade. Tem algumas vias onde pode dirigir de carro, mas não pode dirigir de moto. Levando todas essas informações, damos estimativas diferenciadas e rotas otimizadas de acordo com o trânsito e com suas restrições”, disse Kowaltowski.

As informações do aplicativo são fornecidas com base no comportamento dos usuários e, também, utilizando sistemas de inteligência artificial.

“Mesmo sem saber o que aconteceu, fechamos aquele trecho e damos rotas alternativas. Em geral, algum usuário submete um incidente para a gente saber. Usamos muito a inteligência artificial para também irmos detectando problemas. A medida que a gente traça rotas, de acordo com a legislação local, isso também impacta na segurança”.

Pensando nos usuários de táxi e em motoristas de aplicativo, o Google também lançou a função “Viajar com Segurança”. A ferramenta permite que o usuário seja avisado caso o veículo saia da rota estipulada por ele. “Você tem o conforto e a segurança de não precisar ficar prestando atenção e o Google Maps te ajuda a ficar mais seguro”, disse.

fonte G1