Novo Cabrais moderniza sistema de leitura da água

A prefeitura de Novo Cabrais implantou recentemente um moderno e eficiente serviço de leitura do consumo de água no município. Desde a semana passada os servidores já estão realizando a leitura digital nos hidrômetros das residências, através de um celular que funciona como coletor de dados. No mesmo instante da coleta dos dados é feita a impressão da fatura que é entregue na mesma hora ao contribuinte.

Além da agilidade na entrega da fatura, a implantação da leitura digital traz inúmeros benefícios, entre eles, maior transparência e segurança. Segundo o prefeito André de Lacerda, o sistema garante muito mais informações sobre o consumo mensal de água, a média gasta pelo contribuinte, a leitura anterior e também reduzirá custos de impressão e facilitará o trabalho dos leituristas.

“A implantação desse sistema trará exatidão do consumo, além de gerar economia, pois se há algum problema de vazamento que está causando excessos, isso será identificado na mesma hora. Além disso, o contribuinte poderá conferir a leitura que está sendo realizada e acompanhar os gastos. O serviço também reduzirá o custo com a impressão e mão-de-obra” ressalta o prefeito.

Com o sistema antigo o leiturista ia até a casa do contribuinte, pegava as informações dos hidrômetros passava numa planilha e depois esses dados tinham que ser colocados em um sistema na prefeitura. Todo o processo demorava em torno de uma semana. Agora, em menos de um minuto a pessoa já recebe no conforto de sua casa a tarifa impressa.

Para a implantação deste serviço no município, a prefeitura investiu com recursos próprios cerca de R$ 11 mil. O prefeito André destaca este investimento como uma necessidade, pois quase mil residências, estão sendo beneficiadas. “Todos estes investimentos são para tornar a administração pública eficiente, ágil e transparente, oferecendo serviços de qualidade para a população”, afirma o chefe do executivo.