Cachoeira do Sul ganha oficialmente o título de ” Capital Estadual do Arroz”

Foi aprovado por unanimidade na  Assembleia Legislativa o projeto de Lei 27/2012, que declara Cachoeira do Sul a Capital Estadual do Arroz.

Cachoeira é reconhecida  como Capital Nacional do Arroz. Mas tanto em nível estadual como do País,  não havia um projeto de lei declarando o título honorífico.
O texto de autoria da presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, contou com dois pareceres favoráveis que também haviam sido aprovados por unanimidade nas Comissões de Constituição e Justiça e na de Assuntos Municipais.
Em seu pronunciamento na defesa do projeto, Zilá reforçou o pioneirismo de Cachoeira do Sul na utilização da irrigação mecânica na produção orizícola, e força produtiva de suas terras e sua gente. Também citou a importância da Fenarroz (Feira Nacional do Arroz) como vitrine do município para todo o país.
“Não se trata de disputar volume de produção, mas de reconhecer o pioneirismo, a completude da cadeia produtiva em Cachoeira do Sul que planta cerca de 30 mil hectares por safra do grão e sua importância para a economia do RS”, afirmou a parlamentar.