Milhares de pessoas assistem o Desfile Farroupilha em Cachoeira

Mais de 10 mil pessoas assistiram o Desfile Farroupilha em Cachoeira do Sul, realizado na tarde desta sexta-feira (20), que  foi marcado pela exaltação da fé, coragem e sentimento pelo Rio Grande. Cerca de 1.300 cavalarianos desceram a Rua Júlio de Castilhos até a Praça Honorato e receberam o reconhecimento do público, num evento coordenado pela Associação Tradicionalista e Cultural (ATC), que organizou a 56ª Semana Farroupilha.

Peões, prendas,crianças, famílias, piquetes, CTGs, centro de tradições a cavalo, a pé ou em charretes chamaram a atenção juntamente com a Banda Marcial Gonçalves, Celetro, Pelotão Rodoviário, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. Destaque para uma representação do Centro de Proteção Animal (Cempra), que desfilou com cães para adoção pela comunidade.

A abertura do desfile foi feita pela ATC que prestou uma homenagem ao Fegaes, Canto do Galos e `Romaria Diocesana, que em outubro chega aos seus 25 anos. Também participou do desfile um grupo de cavalarianos de Candelária. O grande número de gauchinhos e gauchinhas a cavalo com seus pais demonstrou que o sentimento farroupilha terá alicerce por muitos anos.

O presidente da ATC, Ubiratã Freitas, o Bira, considerou o desfile como positivo porque congregou gaúchos e gaúchas de todas as idades. “Todos estão de parabéns pelo evento, que destaca mais uma vez a Semana Farroupilha de Cachoeira do Sul”, afirmou, acrescentando que é preciso também salientar as reculutas, as rondas, os fandangos e a organização de piquetes e dos CTGs.