Alvorada e Caxias do Sul irão receber primeiras escolas cívico-militares do Estado em 2020

Duas escolas da Rede Estadual serão contempladas pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares lançado pelo Ministério da Educação. A decisão, divulgada pela Secretaria da Educação (Seduc) nesta quinta-feira (19/9), inclui os municípios de Alvorada, na Região Metropolitana, e Caxias do Sul, na Serra – as instituições que receberão o projeto-piloto ainda precisam ser definidas por consulta pública.

“Nossa prioridade são os municípios que integram o programa transversal do governo, o RS Seguro. Também consideramos importante contemplar escolas localizadas em zonas de vulnerabilidade social”, disse o secretário estadual da Educação, Faisal Karam.

O deputado estadual tenente-coronel Zucco, autor do projeto de lei que cria as escolas no RS, afirmou se tratar de um momento histórico para os gaúchos. “Desde o início da tramitação, o secretário demonstrou interesse e o entendimento resultou em uma ótima notícia para o Rio Grande do Sul”, disse.

O parlamentar acrescentou que, em visita à Brasília, o Ministério da Educação confirmou que o seu projeto servirá de modelo para todo o país. Como critérios, o governo federal exige que as instituições escolhidas pelos Estados tenham de 500 a mil alunos, e contemplem estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio. O formato piloto já deve começar em 2020, e prevê investimento de cerca de R$ 1 milhão por escola.