Museu de Cachoeira recebe a 13ª edição da Primavera dos Museus.

O Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima recebe entre os dias 24 e 29 de setembro a 13ª edição da Primavera dos Museus. A proposta é envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias.

A temporada cultural é promovida pelo Ibram. Nessa edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades.

Olhar os museus por dentro para ficar por dentro dos museus permitirá explorar os aspectos do cotidiano museológico, aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos, aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação”, enfatizou Silviane Dias da Silveira, assessora técnica do Museu Municipal.

Programação

24 a 29 de setembro

Projeção de mídia: “Museu por dentro por dentro dos Museus”

24 de setembro

Oficina: “Higienização e acondicionamento de documentos em papel” – duração 2h30 Horário: 9h às 11h30min e 14h às 16h30min

Oficineira: Joana Andrea Bielecki Brakling Medeiros – conservadora e restauradora do Museu Municipal Vagas limitadas, inscrições gratuitas no Museu Municipal

25 de setembro

Apresentação do trabalho de restauração do mapa de Cachoeira: 1933-1934 e do processo de digitalização do mesmo no Scanner Planetário.

Horário: 10h às 11h

Responsáveis: Joana Andrea Bielecki B. Medeiros – conservadora e restauradora e Silviane Dias da Silveira – assessora técnica do Museu Municipal

25 de setembro

Palestra: “Preservar para não restaurar”

Horário: 18h30min às 20h Palestrante: André Luiz de Vasconcelos Medeiros – conservador e restaurador do Museu Municipal

26 setembro

Relato de experiências vivenciadas pela equipe do Museu no decorrer dos 40 anos e acompanhamento no processo de restauração do prédio que abriga o Museu.

Horário: 14h

29 setembro

Passeio Cidade – Cachoeira do Sul

Horário:14h30min

Saída: em frente ao Museu Municipal

Vagas limitadas, inscrições gratuitas no Museu Municipal ou pelo fone: 51- 3724-6017

29 de setembro

Recital de Primavera” Horário: 17h