Dois primeiros casos de sarampos são confirmados no Estado

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (12), os primeiros casos de sarampo no Rio Grande do Sul em 2019. Até agora, sete pacientes foram diagnosticados com a doença, sendo seis moradores de Porto Alegre e um de Dois Irmãos, no Vale do Sinos. Na semana passada, 15 casos suspeitos estavam em investigação pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre.

Conforme a SES, todas as confirmações se deram em pacientes com histórico de viagem recente a São Paulo, principal local de circulação da doença no país neste momento. Alguns também estiveram em países europeus, que sofrem com o aumento de casos de sarampo. Por conta disso, os casos são considerados importados. Isso é, a interação com o vírus ocorreu fora do território gaúcho. No ano passado, foram 47 casos de sarampo, todos também importados. Mas de 2012 a 2017, não teve nenhum registro. A última vez que o Rio Grande do Sul registrou um paciente autóctone de sarampo foi há duas décadas, em 1999.

O primeiro caso do ano no Estado foi de uma jovem de 18 anos, residente em Porto Alegre que em julho esteve em viagem à Itália e São Paulo, dois locais onde há a circulação do vírus. Apesar dos sintomas, ela não teve o diagnóstico inicial para sarampo.

Outros dois homens residentes em Porto Alegre, de 21 e 30 anos, também tiveram o sarampo confirmado após viagens a São Paulo. O mais velho, inclusive, relatou contato com colegas de trabalho que, posteriormente, confirmaram a doença. Nos dois episódios, a vigilância da Capital também realizou ações de bloqueio, com a vacinação e acompanhamento de mais de 90 pessoas, todas sem sintomas. Por último, uma jovem de 21 anos, de Dois Irmãos, também com histórico de viagem a São Paulo no último mês, teve o caso confirmado.

 

 

 

fonte Agência Brasil