Os vereadores Itamar Luz , Azevedo da Susepe  Igor Noronha  e Telda Assis  estiveram,  em Santa Maria, para fazer uma visita técnica no aterro sanitário da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR). Os parlamentares, que estavam acompanhados do secretário e do diretor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ronaldo Trojahn e Alexandre Radiske, foram buscar informações sobre a destinação de resíduos sólidos para embasar a análise referente ao PL 54/19, que tramita no Legislativo. A proposta autoriza o Executivo a contratar empréstimo junto ao Badesul no valor de R$ 1,2 milhão para construção e operação de uma unidade convencional destinada à triagem de resíduos sólidos recicláveis e instalação de uma balança eletrônica junto à área da Estação de Transbordo Municipal, no Distrito de Ferreira.
O objetivo da visita foi conhecer o processo de triagem e destinação dos resíduos pela empresa e esclarecer acerca dos possíveis efeitos da implantação de um modelo semelhante em Cachoeira do Sul. Segundo documento anexo ao PL, de autoria do Executivo, a instalação de unidade de triagem possibilitará a redução do valor gasto mensalmente com os serviços de coleta, transporte, transbordo e destinação final dos resíduos sólidos urbanos e o aumento do índice de reciclagem no município.
“Foi uma visita técnica muito importante para que possamos analisar de forma mais embasada o projeto de lei de instalação de unidade em nosso município”, destacou o vereador Azevedo.