Alunos do Marista Roque irão realizar serviço voluntário em instituições de Cachoeira

Novas experiências de vida, aproveitar bem o tempo livre, possibilidades de aprendizado, ajuda ao próximo, atitudes de compaixão e solidariedade em prol do bem comum. Esses são alguns dos significados da palavra voluntariado, compreendidos por quem vive esse conceito na prática.

Nesse sentido, define-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade. Pessoas com essas características doam seu tempo e conhecimentos para a realização de trabalhos gerados pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo, como os propósitos de uma causa.

Programa de Voluntariado da Rede Marista

Mais de 700 pessoas integram o Programa de Voluntariado da Rede Marista, atuando em diferentes áreas em favor de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, que ocorreu nesta quarta-feira, 28/8, as unidades e empreendimentos da Rede tiveram programações comemorativas.

No Marista Roque, a ação foi ainda mais especial: organizados pelo Serviço de Pastoral Educacional, estudantes se reuniram nesta quinta-feira, 29/8, para iniciar o primeiro grupo de voluntariado do Colégio. “Foi um dia para entrar para a história, principalmente pela coragem e ousadia do “sim” daqueles jovens, dispostos a saírem de si e buscarem o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. A construção da civilização do amor acontece através da cultura da solidariedade, e é isso que o grupo quer realizar”, afirma a coordenadora de Pastoral, Jéssica Pacheco Machado.

A partir desse primeiro contato, o grupo irá se reunir de forma sistemática em reuniões semanais, onde um encontro será de formação e avaliação, e o outro, na semana seguinte, de atuação nas entidades. As instituições beneficiadas deverão ser definidas nas próximas reuniões. “Os voluntários terão autonomia para escolher os locais. A ideia é que o voluntariado aconteça em grupo, para fortalecermos o vínculo com a instituição. Esse é o fator mais importante: criar vínculos com as pessoas envolvidas”, destaca Jéssica.

Como funciona?

​O Programa de Voluntariado da Rede Marista oportuniza iniciativas e experiências transformadoras nos âmbitos pessoal e social, nas quais os participantes entram em contato com distintas realidades.

As ações podem ser realizadas nas mais diferentes áreas de atuação, atendendo entidades de todo o estado do Rio Grande do Sul cadastradas pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) ou outras ONGs que colaboram com a promoção da vida e construção da Cultura da Solidariedade.

O Programa também tem o objetivo de proporcionar experiências de voluntariado em diferentes espaços de missão marista. Na região amazônica, é realizado anualmente o Projeto Lábrea. A iniciativa oportuniza a atuação junto a crianças, jovens e adultos da cidade amazonense por meio de atividades pedagógicas, pastorais e formativas com as comunidades locais.