RGE instala aquecedores solares em residências de 200 famílias de Cachoeira

As equipes da RGE iniciaram, na última semana, as visitas a clientes de baixa renda de Cachoeira do Sul que serão contemplados, sem nenhum custo, com a instalação de aquecedores solares nas suas residências. A estimativa da distribuidora do Grupo CPFL é atender, nos próximos dois meses, 200 famílias que tenham Tarifa Social de energia ou que morem em áreas consideradas de vulnerabilidade social pelo poder público.

O aquecedor solar irá contribuir para a redução do consumo de energia do chuveiro elétrico. Esses equipamentos utilizam o calor do sol para esquentar um fluído que passa por tubos, chamados de serpentinas. O fluído absorve o calor, circula dentro do reservatório de água sem se misturar a ela, aquecendo a água do banho. Durante o banho haverá redução no consumo de energia elétrica em função deste pré-aquecimento da água.

As visitas servirão para identificar se a residência tem condições técnicas para receber o aquecedor e posição solar favorável. Com a ação, a RGE prevê uma economia de energia de 157,81 MWh/ano e uma redução de demanda na ponta de 28,85 kW. Isso significará diminuição de R$ 84,1 mil ao ano para as famílias contempladas. Em média, 35% da fatura de energia desses clientes representam o consumo do chuveiro elétrico. Portanto, reduções no consumo significam impacto positivo na conta de luz.

Esta mesma ação foi executada em Passo Fundo, Erechim, Santo Ângelo, São Leopoldo e Jóia entre maio e agosto deste ano e outros três municípios terão ação semelhante até outubro. O investimento total por parte da RGE será de R$ 12,7 milhões e 2.400 clientes serão beneficiados nos nove municípios. Os clientes que receberão os aquecedores serão procurados pelos agentes da RGE e, por isso, não há a necessidade de os moradores procurarem a distribuidora.