Moradora de Cachoeira do Sul, detida em centro de imigrantes ilegais nos EUA é libertada

Após duas semanas retida em um centro de detenção para imigrantes ilegais, Natália Neto  moradora de Cachoeira do Sul que foi retirada do carro,  na fronteira entre o México e os Estados Unidos foi libertada nesta sexta-feira (30). Foram duas semanas de angústia para os pais, que vivem na cidade.

A jovem  foi retida no dia 15 quando voltava de um passeio no México acompanhada de um tio, que vive nos Estados Unidos. O veículo foi parado no posto de Progreso, fronteira com a cidade mexicana de Nuevo Progreso.

Segundo a família, ela passava férias na casa do tio, brasileiro com cidadania americana. Ela chegou aos Estados Unidos no final de fevereiro, com visto de turista.

As autoridades americanas alegaram irregularidades no documento da jovem. Do Texas, ela foi levada para um centro de detenção de ilegais em Chicago, Estado de Illinois, a mais de 2 mil quilômetros do local da retenção. Lá, ficou retida durante duas semanas, com acesso restrito a telefonemas dos pais, no Brasil, e sem documentos. Ela só foi liberada graças à intervenção do Itamaraty e depois de iniciado um processo de deportação voluntária dos EUA. A estudante deixou o centro de detenção nesta sexta-feira e foi entregue ao tio, que se deslocou de Houston, no Texas, até Chicago.

Ela aguardará o fim do processo de deportação com a família em Houston. Ainda não há informações sobre o retorno da estudante para o Brasil.