Vereadores fiscalizam denúncias envolvendo o Lar Transitório

Após denúncias de falta de materiais no Lar Transitório, a presidente e o secretário da Comissão Permanente de Ação Social, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Telda Assis (PT) e Itamar Luz (PSDB), estiveram, nesta quinta-feira (29), em um das casas que abriga menores de idade em Cachoeira do Sul. Os vereadores verificaram os espaços da unidade de acolhimento de crianças e adolescentes e conversaram com os responsáveis pelo Lar Transitório.

“Apesar do material ser reduzido, não é possível dizer que há falta de alimentos ou produtos de higiene. Acreditamos que os itens podem ser melhor distribuídos entre as duas unidades de acolhimento de menores, assunto sobre o qual vamos discutir nos próximos dias com o secretário municipal de Ação Social, Felipe Franja”, destacou Itamar.

Após a vista, os vereadores afirmaram que a comissão passará a realizar visitas periódicas às instituições que abrigam crianças e adolescentes afastadas de seus lares.

“As crianças e os adolescentes que são encaminhados às entidades de acolhimento apresentam, geralmente, um quadro de fragilidade física ou emocional, necessitando, portanto, de proteção e cuidado especiais. O Poder Público deve oferecer as instalações físicas adequadas nos abrigos, bem como alimentação e condições de higiene e suporte e assistência médica e psicológica aos seus abrigados. Em razão disso, vamos fazer visitas regulares às unidades de acolhimento, a fim de verificar se os requisitos estão sendo atendidos”, ressaltou Telda Assis.