Safra de grão 2019/20 deve ser recorde de 33,2 milhões de toneladas no Estado

O Rio Grande do Sul deve produzir cerca de 33,2 milhões de toneladas na safra de verão 2019/2020, um recorde com relação aos anos anteriores. O destaque fica com a soja, com 19,7 milhões de toneladas e crescimento de 6,8% com relação ao ano passado. A boa notícia foi dada pelo presidente da Emater, Geraldo Sandri, nesta terça-feira, 27, durante a 42ª Expointer, em Esteio.

Conforme Sandri, o número oficial deve ser anunciado em 2020, mas a variável não deve ser grande. “É importante frisarmos que são dados qualificados, visto que a Emater está presente em todos os municípios do Estado e permite que faça esse levantamento com qualidade. Além disso, vamos torcer para que São Pedro ajude e que o clima colabore”, falou.

Com relação a área plantada, são cerca de sete milhões de hectares. “Algumas culturas reduziram a área, mas aumenta a produtividade por causa da pesquisa, capacitação dos produtores, a atuação forte da Emater na pequena propriedade. 57% dos municípios do Estado têm sua força motriz no agronegócio”, frisou.

O secretario Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, disse que a agricultura é parceira na recuperação econômica do Estado. “O Rio Grande do Sul é sempre reconhecido ou em primeiro ou em segundo lugar na produção de soja ou suínos no país. A tecnologia influencia e auxilia na produção, trazendo consequência positiva”, complementou.