Cooperativa Escolar Marista Roque participa de Conferência Estadual

A Cooperativa Escolar Marista Roque (Coopemar) esteve representada na, semana passada,  na cidade de Teutônia, pelo professor coordenador do projeto, Lucas Maciel. Na oportunidade, ele participou, juntamente com representantes do Sicredi, da 2° Conferência Estadual de Professores Orientadores de Cooperativas Escolares. Mais de 250 educadores de 70 municípios estiveram presentes no evento.

Segundo Maciel, dentre os assuntos abordados, teve destaque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a importância do cooperativismo para essa regulamentação. “Além disso, tivemos momentos de alinhamento, planejamento e troca de experiências”, conta.

O que é uma Cooperativa Escolar?

É uma associação de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, as cooperativas buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do grupo em atividades práticas.

Um dos principais objetivos é oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

Sobre a Coopemar

Fundada em agosto de 2016, a Cooperativa Escolar Marista Roque é formada por aproximadamente 20 estudantes associados dos Anos Finais e do Ensino Médio. O objetivo do projeto​​, implantado em parceria com o Sicredi, é formar gestores com ênfase em princípios do cooperativismo, como a convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, a promoção da justiça social, a igualdade, a autonomia, a cooperação e realização de objetivos em comuns.