Manutenção da multa das cadeirinhas é unanimidade entre órgãos de trânsito gaúchos

As principais autoridades de trânsito do Rio Grande do Sul reuniram-se para debater as propostas do Governo Federal de alteração da legislação de trânsito. O encontro, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito (CetranRS), DetranRS e frentes parlamentares federal e estadual em defesa do trânsito seguro, ocorreu no auditório da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre, e chegou a pelo menos um consenso: a necessidade de manutenção da multa para quem não coloca crianças nos corretos dispositivos de retenção.

O PL 3.267/19, protocolado pelo presidente Jair Bolsonaro em 4 de junho, altera 16 artigos do Código de Trânsito Brasileiro, acrescenta outros dois, revoga uma lei e oito artigos do CTB. Entre as principais mudanças, estão o aumento de pontos para a suspensão do direito de dirigir, o aumento da validade da CNH, a eliminação da multa para quem não coloca as crianças em cadeirinhas e a revogação do exame toxicológico para motoristas profissionais. O projeto prevê também a redução da multa para descumprimento das regras de motofrete e mototáxi, e a restrição da exigência do farol aceso durante o dia para as rodovias de pista simples.

Integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, a deputada federal Liziane Bayer abriu o evento colocando-se à disposição para levar a posição das autoridades de trânsito e da sociedade para o debate no plenário. “O PL trata de questões fortes. Reunimos aqui conhecedores de áreas diversas para nos subsidiar com conhecimento. Isso será importante quando o assunto entrar na pauta”.

Já a deputada estadual Franciane Bayer, que preside a Frente em Defesa do Trânsito Seguro na Assembleia Legislativa, destacou a importância do debate. “Precisamos analisar a proposta de alteração com muita cautela e sensatez, considerando os aspectos positivos e negativos de cada modificação e, principalmente, quais os impactos no trânsito, se contribuirão para diminuir ou poderão aumentar o risco de acidentes e mortes nas ruas e rodovias”.