Escolas agrícolas apresentam projetos de pesquisa durante a Expointer
Os trabalhos de dez escolas de vários municípios gaúchos poderão ser conferidos durante os nove dias de Expointer, entre 24 de agosto e 1º de setembro, em estandes no salão de entrada da casa. A iniciativa, conforme o presidente da Agptea, Fritz Roloff, visa permitir que o público em geral tenha uma relação mais clara com as comunidades escolares. “Muitas vezes a escola está inserida em um meio fechado e a Expointer é a grande vitrine para que o trabalho realizado pelos professores e alunos possa ser compartilhado”, afirma.
A programação da Agptea na feira também contará com palestras e cursos que serão realizados na Sala Professor Calvete, um auditório inaugurado na edição passada da Expointer. Os temas dos eventos irão abordar cultivos regionais, como a produção de noz-pecã consorciada com outras culturas e, principalmente, gado de leite, ou seja, o aproveitamento da floresta junto com a criação de animais. Outro assunto que estará em pauta será a tecnologia de alta precisão embarcada em máquinas agrícolas que visa otimizar recursos para o produtor na hora do plantio e da colheita. Haverá demonstração de pequenas máquinas agrícolas com foco para a agricultura familiar.
Roloff destaca que as atividades dentro da casa da Agptea na Expointer serão bastante diversificadas. “O nosso objetivo é demonstrar a dimensão do que é realizado pelas escolas agrícolas no Estado”, observa.
Confira a programação
Confira a programação
24 de agosto a 1º de setembro de 2019
9h – Exposição e apresentação de projetos das escolas agrícolas
27 de agosto de 2019 (Terça-feira)
10h – Reunião de diretores com a presença da equipe da Suepro
28 de agosto de 2019 (Quarta-feira)
9h – Curso sobre Mecanização Agrícola
13h30min – Curso sobre Mecanização Agrícola
29 de agosto de 2019 (Quinta-feira)
9h – Café da manhã com a imprensa
30 de agosto de 2019 (Sexta-feira)
9h – Curso Técnico Básico de Implantação e Manejo da Nogueira-Pecã
13h30min – Curso Técnico Básico de Implantação e Manejo da Nogueira-Pecã
31 de agosto de 2019 (Sábado)
9h – Seminário e Projeto Sala Verde coordenado pela Educredi
Texto: Rejane Costa/AgroEffective