Ministério Público sugere e sem qualquer critério técnico, faixa de segurança e colocada há menos de 50 metros de outra na rua 7

A implantação de uma nova faixa de pedestres na Rua Sete de Setembro, centro de Cachoeira do Sul, chama atenção pelo local, pois está há menos de 50 metros de outra, localizada no cruzamento com a Rua Andrade Neves. A faixa, em frente à Casa de Cultura e Praça José Bonifácio, é demarcada pela Secretaria de Obras.

A Rua Sete de Setembro, umas das principais ruas do centro da cidade, agora possui três faixas de pedestres. Uma está localizada em frente ao Sesc, outra próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Vargas e a que está em fase de implantação.

A explicação é que a faixa, em frente à Casa de Cultura, é uma determinação do Ministério Público, através da promotora Débora Jaeger Becker. No dia 17 de julho deste ano, a promotora realizou uma reunião com o vice-prefeito, Cleber Cardoso, quando foram tratadas medidas de acessibilidade na área central da cidade.

Do encontro, foi elaborada uma ata e, em um parágrafo, foi  registrado a seguinte recomendação: “Quanto ao quarteirão da Rua Andrade Neves e Sílvio Scopel, na Rua Sete de Setembro, será avaliada a possibilidade de rebaixamento do meio fio para viabilizar travessia de pedestres com acesso à praça”.

 

O curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM/Cachoeira do Sul, por meio de um estudo realizado em 2018, pintou provisoriamente uma faixa de pedestres na Rua Sete de Setembro, mas no cruzamento com a Rua Sílvio Scopel. Na oportunidade, a iniciativa agradou a comunidade.