Lista dos classificados para o Programa Bolsa Juventude Rural é publicada

Já estão definidos os candidatos habilitados e classificados para o Programa Bolsa Juventude Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A lista com os nomes foi publicada nesta sexta-feira (2/8) no Diário Oficial do Estado (veja a lista ao final do texto). “Com este programa, o Estado incentiva o jovem rural a permanecer no Ensino Médio e a implantar projetos produtivos sustentáveis nas propriedades familiares”, afirma o secretário Covatti Filho.

O número de candidatos habilitados neste ano foi maior do que o número de bolsas, e o critério de desempate, já previsto no edital, foi o valor da Declaração de Aptidão (DAP) ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

A partir da publicação, os processos serão instruídos pela Seapdr e encaminhados ao banco para contratação das bolsas, feita por meio do Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais), com recursos do Estado, operados pelo Badesul. Não há ainda prazo definido para o início do pagamento das bolsas.

No total, são 375 bolsas disponíveis no valor de R$ 200 mensais por um período de 10 meses, sendo 175 bolsas para alunos regularmente matriculados no 2º Ano e 200 bolsas para alunos do 3º Ano do Ensino Médio, com idades entre 15 e 29 anos.

O auxílio é pago a alunos matriculados em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário que trabalham com a pedagogia de alternância. Esta pedagogia prevê que o aluno fique uma semana na escola e uma semana em casa aplicando o que foi proposto.

Clique aqui para acessar a lista de habilitados e classificados.