Estado chega a 24 mortes por gripe em 2019

O Rio Grande do Sul registrou mais três mortes por gripe  em 2019. Com os novos casos, que constam em boletim publicado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) nesta quinta-feira (1º), já são 24 mortes pela doença no ano.

Dois dos pacientes que morreram são idosos: uma mulher de 61 anos de Santa Maria, com histórico de doença cardiovascular e diabetes, e um homem de 67 anos, morador de São Leopoldo sem registro de problemas de saúde. O outro caso é de uma mulher de 55 anos, moradora de Guaíba, também com histórico de doença cardiovascular e obesidade. Os três contraíram o vírus H1N1 (Influenza A) e não estavam vacinados contra a doença.

Mesmo com os novos registros, o número de mortes por gripe é menor em 2019 do que no mesmo período do ano passado. Até julho de 2018, haviam sido registrados 76 óbitos e 494 casos (contra 182 neste ano).

Segundo o boletim do Cevs, 22 das 24 pessoas que morreram pela doença estavam vacinadas. Do total de vítimas, 21 têm mais de 50 anos.

Municípios onde houve óbitos por gripe
Canoas, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapiranga, Três Coroas (2), Barra do Ribeiro, Guaíba, Porto Alegre (3), Capão do Leão, São Lourenço do Sul, Santa Maria, Gramado, Pinhal da Serra, Passo Fundo, Alegrete, São Gabriel, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Panambi e Tramandaí.

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH