Governo do Estado diz que 1.900 famílias foram beneficiadas com perfuração de poços artesianos em Novo Cabrais e Paraíso do Sul

A perfuração de poços artesianos em municípios que não contam com concessionárias terceirizadas está entre as prioridades da Secretaria de Obras e Habitação (SOP) neste segundo semestre.

Essa foi a finalidade de termos de cooperação técnica assinados entre a terça-feira (23/7) e a quinta-feira (25/7) pelo secretário José Stédile e autoridades de 22 municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. Serão perfurados 36 poços, contemplando mais de 7 mil famílias nas regiões Noroeste, Campanha, Centro, Nordeste e Fronteira Oeste.

Stédile lembra que a iniciativa garantirá saúde e qualidade de vida às famílias. “O Programa de Perfuração de Poços é um importante canal de parceria entre o governo do Estado e os municípios. Água potável é mais do que prestação de serviço público, é dignidade humana”, disse.

O prefeito de Nova Candelária, Renato Antonio Müller, foi o porta-voz dos municípios contemplados. “Apesar de todas as dificuldades de ordem financeira, o governo do Estado está olhando para os municípios e é nosso parceiro na busca pelo desenvolvimento”, resumiu.

Cada poço artesiano conta com investimento de R$ 50 mil do governo do Estado, em média, havendo contrapartida da prefeitura, entre outros, no revestimento do reservatório.

“Os poços artesianos mudam a realidade econômica e social das localidades. O programa evita o êxodo rural e garante saúde de quem vive no campo”, disse o diretor de Poços e Redes da SOP, Neorildo Dassi.

Conforme o cronograma da SOP, outros cinco municípios vão aderir ao termo de cooperação nos próximos dias, totalizando 7.751 famílias contempladas em todo o Estado. “Assinaremos a perfuração de poços com as prefeituras de Bagé, Paraíso do Sul, Unistalda, Rolador e Tupanciretã”, informou Stédile.

Município Famílias beneficiadas Localidades
Aceguá 620 Boa Vista e Tábua
Aratiba 25 Linha Esperança Alta e 15 de Novembro
Bagé 24 Serrilhada
Bozano 8 Rincão das Figueiras
Centenário 70 Sete Virado e Lajeado André
Constantina 20 Linha Cabeceira do Peixe e Linha Guardinha
Erval Grande 26 Linha Ervalzinho
Gentil 160 São Gotardo e Campo do Meio
Jaguari 41 Jaguarzinho
Imigrante 100 Bairroa Daltro Filho e Esperança
Lagoa Vermelha 42 Reassentamento 25 de julho
Nova Candelária 109 Linha Pitanga e Santo Antônio
Novo Cabrais 500 Potreirinha e Linha Pfeiffer
Paraíso do Sul 1.400 Linha da Fonte e Picada Kohn
Pinheirinho do Vale 785 Brasília da Gama, Linhas Zachi e União
Rolador 100 Serrinha do Rosário
Santana do Livramento 3.332 Vila Progresso, Alexandria e Parque São José
Sobradinho 210 Campo da Aviação e Granja do Silêncio
Tupanciretã 56 Santa Tecla
Unistalda 13 Lagoa do Junco
Vale Verde 68 Monte Alegre e Cerro Chileno
Vespasiano Corrêa 42 Linha Fernando Abott