Alunos desenvolvem bicicletas em disciplina da UFSM/Cachoeira

Os alunos da disciplina de Metodologia de Projeto de Produto, dos cursos de Engenharia de Transportes e Logística e Engenharia Mecânica, apresentaram,  o resultado final de projeto desenvolvido ao longo deste semestre. A ideia da disciplina é desenvolver habilidades discentes na elaboração de projeto que resulte em um produto.
Neste semestre foi proposto, pelos professores da disciplina Vanessa Alves e César Santos, o desenvolvimento de uma bicicleta de equilíbrio que deveria ser produzida com matéria-prima reciclada ou reutilizada. A finalidade do produto é auxiliar no desenvolvimento das funções motoras das crianças, como equilíbrio dinâmico e de direção. Para este projeto, cada grupo de alunos deveria escolher a faixa etária (dentro de um limite de abrangência definido entre 1 a 5 anos), não possuir rodinhas, não possuir pedais e ter um custo máximo de R$100,00. Para elaborar o projeto, as atividades foram divididas em quatro etapas: Projeto Informacional, Projeto Preliminar, Projeto Conceitual e Projeto Detalhado. Após estas etapas o protótipo do produto foi confeccionado para ser apresentado.
Durante a apresentação, os alunos explicaram as etapas que levaram ao desenvolvimento do protótipo de sua bicicleta. Após a apresentação, os produtos foram testados e os alunos responderam a questionamentos da banca. Participaram da banca de avaliação, Eduardo Bottega, professor do curso de Engenharia Agrícola; Ana Luísa Soubhia e Brenda Pereira, professoras do curso de Engenharia de Transportes e Logística; Juan Balcazar, professor do curso de Engenharia Mecânica; e Rafael Krügel, da Ciclo Bikes.
Ao todo, se apresentaram nove grupos compostos pelos alunos Arthur Klusener; Arthur Strelow;  Augusto Delazeri; Carlos Potter; Cezar Hettwer Couto;  Denison Moraes; Fabio Schultz; Guinther Couto;  Henrique Costa; Jefferson da Silva; Jean Augusto Lemes;  João Arthur Bottlender; Leonardo Breunig; Lucas Visnievski; Luciane Azeredo; Luiz Felipe Santana; Paulo Henrique Lehmen; Robert Araujo Oliveira e Wantuil Prado.
A equipe que ficou com o 1º lugar, composta pelos estudantes Luciane Eliza Pires de Azeredo e Paulo Henrique Fontana Lehmen, apresentou uma bicicleta de PVC, cumprindo todos os requisitos solicitados.
Ao final das apresentações, todos os alunos doaram suas bicicletas ao projeto de extensão Pedala Kids, para as atividades lúdicas que serão desenvolvidas em escolas públicas da cidade de Cachoeira do Sul.