Estudantes do Marista Roque se preparam para as profissões do futuro

Os estudantes do segundo e terceiros anos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de refletir sobre o mercado de trabalho e as profissões que serão tendência nos próximos anos. A preocupação, apontada pela orientadora educacional do Colégio Marista Roque, Deise de Quevedo, se dá em razão da grande diversidade de cursos que têm surgido nos últimos anos, em substituição às habilitações tradicionais. “Isso dificulta ainda mais a escolha dos jovens. Por isso, é muito importante que a família seja compreensiva nesse momento e busque auxiliar nessa decisão”, disse.

Conforme o palestrante Rafael Vargas de Quadros, da Praise Consultoria, a evolução das empresas e das gerações está contribuindo para a formação das características do profissional que se destacará no futuro. “É importante estar atualizado e acompanhar essas mudanças que acontecem tão rapidamente. A solução é encontrar alternativas que se encaixem com o perfil do jovem e que também atenda às necessidades do mercado. Para isso, sugiro desenvolver a ‘flexibilidade cognitiva’, que é a capacidade de pensar ‘fora da caixa’, visando buscar diferentes estratégias”, explicou.

Ainda segundo o consultor, um cuidado importante que precisa ser reforçado está relacionado à saúde mental dos jovens, já que nesta fase é comum se sentirem pressionados pela imediata escolha da profissão. “Por isso, gosto de abordar temas referentes à autoestima, pois nessa faixa etária, é significativo o número de pessoas que apresentam quadros depressivos”, destacou.

Pensando na preparação dos jovens para as profissões do futuro, o Marista Roque acredita que é preciso mais do que teoria. Por isso, investimos em experiências e incentivamos o estudante a vivenciar o mundo, tomar decisões, trabalhar em grupo e desenvolver habilidades como iniciativa e criatividade.