Nos próximos dias, frio será intenso e possibilidade de neve no Estado

O Rio Grande do Sul deve ter mínimas negativas e existe até mesmo possibilidade de neve no Estado até o próximo domingo.

De acordo com informação da MetSul Meteorologia, o ar polar segue avançando pela América do Sul no restante da semana e trazendo mínimas abaixo de zero para o Estado.

No entanto, o fim de semana deve ser ainda mais gelado para os gaúchos. Um reforço de ar polar ingressa no Estado entre essa quarta e quinta-feira, causando dias gélidos na sequência. A sexta-feira contará com uma bolha de ar frio pairando sobre a área central do Estado.

O sábado e o domingo devem ter as madrugadas mais frias desta onda de frio, com geada generalizada e até severa em muitas cidades. São esperadas mínimas negativas ou em torno de zero grau na Grande Porto Alegre e outras regiões do Estado.

A interação entre a massa de ar frio causa circulação de nebulosidade e instabilidade, o que pode resultar em neve, de acordo com os meteorologistas. A possibilitade de pancadas de neve é mais forte na Serra, nos Aparados e no Planalto Sul Catarinense entre a noite de sexta e a manhã de sábado. No entanto, há a possibilidade do fenômeno no Centro do Estado, Alto Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste.

*Dados obtidos no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).