Caminhada no dia 26, marcará Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em Cachoeira

O Conselho Municipal de Assistência ao Idoso – COMAI,  organizou, em parceria com os grupos de convivência de Idosos dos CRAS, SESC e CREAS, atividades para conscientizar sobre a violência à pessoa idosa devido ao “Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, tendo o dia 15 de junho como data para este fim.

Dentre as atividades, está prevista, uma caminhada, dia 26 de junho, quarta-feira, às 14h, saindo da Praça Borges de Medeiros (Praça da Caixa d’Água), pela Rua Júlio de Castilhos, até a Praça Honorato de Souza Santos, mobilizando os grupos de convivência de idosos do município a participarem, divulgando os serviços de atendimento e atenção à pessoa idosa do município, bem como o Disque 100 e demais segmentos que atendem a demanda idosa.

Está sendo organizada ainda uma agenda nos meios de comunicação junto com o CREAS, para falar sobre a importância da conscientização mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. A celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

É importante ressaltar o Estatuto do Idoso em seu 19º artigo do 4º capítulo, que caracteriza a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

O dia da conscientização é uma alerta sobre os tipos de violência cometidos contra a pessoa idosa, além de alguns crimes, e direitos previstos no Estatuto do Idoso – Lei Nº 10.741/03, com a intenção de mobilizar e sensibilizar a sociedade e o Poder Público em âmbito municipal, estadual e federal.