Novo Cabrais sem foco do mosquito Aedes Aegypti

Dando continuidade aos trabalhos de prevenção ao Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue e outras doenças, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com a pasta da Saúde, realizou entre os dias 3 e 4 de junho, visitas a imóveis e terrenos baldios na área urbana de Novo Cabrais. Nos dois dias a equipe composta por agentes de saúde e da vigilância ambiental visitou um total de 202 imóveis e terrenos da área urbana do município.

Durante as visitas foram coletados 19 frascos com 72 larvas e 11 pupas, mas nenhum de Aedes. Além das vistorias foram dadas orientações aos moradores com entrega de folders informativos. Esta foi a segunda etapa de visitas de um total de quatro que serão feitas ao longo do ano. A primeira foi realizada no mês de fevereiro, quando foram visitados 195 imóveis, tendo sido encontrados em 22 frascos, 85 larvas e 12 pupas de outros mosquitos não nocivos à saúde pública, segundo avaliação da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Conforme o responsável pela vigilância ambiental do município, Josimar Balardin, apesar de não ter aparecido o Aedes Aegypti em Novo Cabrais, é importante a colaboração de toda a população no intuito de não deixar água parada em nenhum tipo de recipiente como pneus, vasos de plantas,

tonéis, caixas d’ água destampadas, pois há registros de infestação por Aedes Aegypti em cidades próximas na Região Central, Fronteira Oeste, Centro-Serra, além da Região Metropolitana do Estado.