Cachoeira decide se irá aderir mais oferta de atendimento médico pelo Consórcio da Saúde em Santa Cruz, na quinta-feira

A partir desta quarta-feira, 12, usuários de mais 12 municípios passarão a ter consultas e procedimentos médicos em Santa Cruz do Sul, no Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem). Isso será possível a partir de um convênio firmado entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e o Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí (CI/Jacuí). Serão beneficiados os moradores de Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Tunas, Segredo e Sobradinho.

A confirmação da parceria ocorreu ainda em maio, em uma assembleia realizada durante a 15ª Fenachim, em Venâncio Aires. O acordo foi assinado pelos prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios que integram o Cisvale – Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Conforme o diretor-executivo do CI/Jacuí, Vanoir Koehler, foram vários fatores que levaram o consórcio a buscar esse convênio. “Santa Cruz é um centro relativamente próximo de todos os municípios do CI/Jacuí. Antes, os pacientes precisavam ser deslocados para Porto Alegre, Lajeado e outras cidades mais distantes para um atendimento em psiquiatria, cardiologia, neurologia, odontologia, dermatologia, dentre outras especialidades. Agora, essa logística será facilitada”, comentou. Para serem atendidos no Crem os pacientes são encaminhados via secretarias de Saúde dos municípios de origem.

Ainda de acordo com Vanoir Koehler, em média 50 pacientes por mês serão encaminhados para Santa Cruz. O valor do convênio será pago de acordo com a demanda, conforme a quantidade de consultas e procedimentos realizados, com um acréscimo de 10% em cada processo médico como taxa de manutenção. “Minha expectativa é muito grande. Precisamos cada vez mais pensar em região e não é só individualmente. Por isso essa parceria vai fortalecer não somente dois consórcios, mas sim os 25 municípios envolvidos”, analisa Vanoir.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde de Cachoeira, Roger Gomes da Rosa, os serviços serão apresentados pelo Consórcio Municipal da Saúde, nesta quinta-feira, em reunião no Gabinete do Prefeito. É certo que deveremos aderir principalmente para especialidades como cardiologista, dermatologista, psiquiatra cuja a demanda é grande.Inclusive em razão da emendas impositivas dos vereadores, poderemos comprar esses serviços.

 

 

 

 

fonte Gaz e Rádio Fandango FM