FETAG-RS entrega abaixo assinado com mais de 100 mil assinaturas de agricultores familiares, que mostra a indignação a Reforma da Previdência.

O auditório do Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa esteve lotado nesta segunda-feira,  com mais de 400 agricultores e agricultoras familiares de todo o estado participando de audiência pública para debater a Reforma da Previdência. Audiência solicitada pela FETAG-RS ao Dep. Heitor Schuch, que ingressou com o pedido à Comissão Especial da Reforma da Previdência e foi prontamente atendido, possibilitou a presença do presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência – Dep. Macelo Ramos em Porto Alegre para discutir com as lideranças os impactos desta reforma, especialmente aos agricultores.

Inúmeras lideranças participaram, entre deputados estaduais e federais, lideranças sindicais e de entidades representativas urbanas nos mais diversos segmentos, como também técnicos da área previdenciária a exemplo da Dra. Jane Berwanger – presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP e do advogado Tiago Kidricki.

Com gritos de guerra “1-2-3, 4-5 mil, paramos a reforma ou paramos o Brasil” que ecoavam no teatro e uniam as vozes de todos os trabalhadores que ali estavam, o presidente da Comissão Especial – Dep. Marcelo afirmou que o estado brasileiro não pode gastar mais do que arrecada, comparando a economia do país com a familiar, que é realizada na casa do cidadão. Marcelo reitera que para garantir o ajuste fiscal a conta não deve “cair para as pessoas mais humildes”. Reforçou que cerca de 14 partidos protocolaram o apoio à agricultura familiar na comissão especial.

Em sua fala, Carlos Joel da Silva – presidente da FETAG-RS diz que a audiência pública é mais uma ação conjunta da FETAG-RS e seus Sindicatos que está surtindo efeito no congresso nacional. “Só vamos descansar depois que a votação em plenário garantir os direitos dos trabalhadores rurais na reforma. Enquanto isso não acontecer a agricultura familiar do estado não dormirá”.

Aproveitando a oportunidade, a FETAG-RS entregou ao Dep. Marcelo mais de 100 mil assinaturas de agricultores e agricultoras familiares em um abaixo-assinado que mostra a indignação da classe em relação ao afronte da Reforma da Previdência.