Museu Municipal está com a exposição “Origem de objetos domésticos e utilitários.”

O Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima, após a readequação dos espaços na sua sede, apresenta nova exposição temporária na sala principal chamada de “Origem de objetos domésticos e utilitários.”

Esta exposição apresenta objetos de uso doméstico e sua evolução, como o ferro de passar roupas que, para muitas crianças e jovens são objetos desconhecidos. Antes do uso da energia elétrica, as roupas eram passadas com ferros aquecidos por carvão em brasa retirado dos fogões a lenha. Eram objetos que exigiam força nos braços e uma dose extra de paciência para alimentar o compartimento das brasas sempre que elas se apagavam.

Já na galeria do Museu, os visitantes podem conhecer a exposição de rádios antigos e máquinas de escrever e de calcular da década de 50. “O contato com documentos ou alguma peça que remeta a determinada parte da história favorece a compreensão das mudanças culturais ao longo do tempo”, frisa a equipe do Museu.

VISITAÇÃO – A 5ª Região Museológica, a qual Cachoeira do Sul faz parte ao lado de outros sete museus, divulgou que o Museu Municipal – Patrono Edyr Lima foi o segundo museu do grupo com maior visitação no segundo semestre de 2018. A maior movimentação foi no Museu Educativo

Gama d’Eça, de Santa Maria. Em Cachoeira, entre julho e dezembro do ano passado, circularam 1.644 visitantes em geral e 471 com visitas mediadas, somando 2.115 visitantes. O total da região foi 9.782 visitantes. Assim, o público em Cachoeira representa 21,62% deste total.

Horários de visitação

Visitação – público em geral:

– Segunda-feira: 14h às 17h

– Terça a sexta -feira:

– Manhã: 8h30min às 11h30min

– Tarde: 14h às 17h

Visitação mediada:

– Segunda-feira: 14h às 17h

– Terça e sexta -feira:

– Manhã: 8h30min às 11h30min

– Tarde: 14h às 17h

Pesquisa:

– Terça a sexta -feira:

– Manhã: 8h30min às 11h30min

Fototeca:

– Terça a sexta -feira:

– Manhã: 8h30min às 11h30min

Agendamento de atividades em dias e horários diferenciados, entrar em contato pelo telefone do museu: (51) 3724-6017 ou pelos e-mails: museucachoeira@gmail.com ou pesquisamuseucachoeira@gmail.com