FETAG-RS cobra governo do Estado

Nesta quarta-feira, os dirigentes da FETAG-RS – Carlos Joel da Silva e Pedrinho Signori, acompanhados da assessoria da Política Agrícola, estiveram em audiência com o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – Luis Antônio Covatti.

A pauta levada pela federação é a cobrança em relação a liberação de pagamentos dos recursos do programa Troca-Troca de Semente de Milho que está sem definição por parte do governo. Uma ação imediata é extremamente necessária, pois o período para plantio já está muito avançado, o que acarreta a diminuição de acesso dos agricultores familiares ao programa. Segundo o Secretário Covatti, até a próxima quarta-feira, dia 05, os pagamentos serão realizados e os pedidos de sementes serão liberados.

Na próxima sexta-feira, dia 31, a FETAG-RS voltará a se reunir com a Secretaria para discutir assuntos relacionados à GTA Eletrônica, com a possibilidade de firmar convênio para a realização desta pelos Sindicatos. Outro ponto que será alinhado são as inscrições das agroindústrias familiares para participarem de feiras que acontecem em todo o estado. Atualmente, há uma parceria entre a Federação e a Secretaria, mas esta precisa ser equilibrada para poder beneficiar os agricultores familiares.

“Foi uma reunião produtiva” afirma Carlos Joel. “Contudo, estamos cansados de ficar aguardando e aguardando. Se o Troca-Troca não for liberado até quarta-feira tomaremos outras posições. Nossos agricultores não podem ficar reféns de um programa que têm como objetivo principal auxiliá-los, mas hoje, isso não está acontecendo.” finaliza o dirigente.