Secretaria Estadual de Educação dá início ao Curso de Aperfeiçoamento em Educação Financeira

Nesta quinta-feira, 23, ocorreu o lançamento e aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Financeira para 120 profissionais da rede representando as Coordenadorias Regionais de Educação do RS, em cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

O projeto visa levar a educação financeira para o ambiente escolar ao ampliar o conhecimento de educadores e gestores, do ensino Fundamental e Médio, sobre a cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente para as futuras gerações.

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, ressaltou a importância do desenvolvimento de uma cultura de consciência sobre o tema. “Nós não ensinamos aos nossos filhos a gastar somente o necessário, vivemos em uma economia de consumo, nos endividamos com empréstimos fáceis, entre outras situações que são reflexo da atual economia do país. São fatores importantes que devem ser discutidos não só nas escolas, mas dentro das nossas casas”, comentou.

Para a superintendente da Associação de Educação Financeira (AEF) do Brasil, Cláudia Forte, a disseminação do tema possibilitará ao cidadão ter controle e autonomia sobre sua vida pela administração consciente de recursos. “Temos atualmente 63 milhões de brasileiros endividados. Queremos possibilitar que os jovens possam pensar em longo prazo e serem arquitetos de suas escolhas. Encontrei portas fechadas em muitas secretarias estaduais de Educação do País, mas fui muito bem recebida aqui, a Seduc abraçou o projeto com grande entusiasmo”, afirma.

A aula inaugural ainda contou com a presença do reitor da Universidade Federal da Fronteira-Sul (UFFS), Jaime Giolo, do coordenador do grupo estadual de educação fiscal do Rio Grande do Sul, Randal Guimarães, da coordenadora da 1ª CRE, Marcia Coiro e do professor e assessor pedagógico da Seduc, Clark Sarmento.

 

Saiba mais

 

Com carga horária de 180 horas/aula e duração de 10 meses, o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Financeira será realizado na modalidade EAD por 80 professores e 40 técnicos administrativos, sendo o resultado de uma parceria entre a UFFS, AEF e Seduc por meio do Termo de Cooperação Técnica estabelecido entre as partes.