Duas mortes já foram confirmadas no Estado, devido a Gripe

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira (15) os dois primeiros casos de morte por  gripe no Rio Grande do Sul neste ano. As vítimas são dois idosos, de 71 e 79 anos, moradores dos municípios de São Gabriel e Barra do Ribeiro, respectivamente. Eles não tiveram os nomes divulgados.

Ainda conforme a SES, as vítimas não haviam sido imunizadas contra a gripe, já que contraíram o vírus antes do início do período para vacinação de idosos, que teve início no dia 22 de abril.

O caso mais recente ocorreu no último dia 11, em São Gabriel, com um idoso de 71 anos diagnosticado com o vírus A-H1N1. A outra morte foi registrada anteriormente, no dia 2 de maio, em uma mulher de 79 anos residente em Barra do Ribeiro que contraiu o vírus A-H3-N2. Ela chegou a ser internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na Capital.

Os dois possuíam fatores de risco. O morador de  São Gabriel era diabético. Já a residente em Barra do Ribeiro tinha imunodeficiência crônica.

Segundo a SES, as vítimas procuraram atendimento apresentando sintomas de desconforto respiratório, com tosse, dor de garganta e febre. Os dois foram transferidos para leitos de  UTI e chegaram a iniciar o tratamento com o antiviral Tamiflu.

Nove casos no RS

O Estado já registra nove casos pelos três tipos de vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B), incluindo esses dois casos.

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou em 10 de abril para as crianças e gestantes e em 22 de abril para os demais grupos. Foram aplicadas mais de 2,3 milhões de doses até agora, que representam 60% de cobertura. A meta da SES é chegar a 90% em cada grupo.

Apesar de ainda estarem abaixo da meta de imunização de 90% do público, os idosos estão entre os três grupos prioritários com maior cobertura de vacinação até o momento (73%), atrás dos professores (76%) e  mulheres no período até 45 dias após o parto (77%). Apenas 56% das crianças maiores de seis meses e menores de seis anos foram vacinadas até o momento.

 

fonte Gaúcha/ZH