HCB conscientiza sobre a higienização das mãos.

Entre as medidas de segurança adotadas em um ambiente de promoção e cuidado da saúde, a higienização das mãos é uma das principais estratégias para a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. Com o intuito de orientar médicos, equipe assistencial, auxiliares e demais colaboradores, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HCB realizará durante todo o mês de maio, diversas atividades de conscientização com foco na lavagem das mãos.
As atividades iniciam com a palestra do enfermeiro Emanoel Severo, coordenador de Educação Permanente na Gerência da Qualidade do Hospital Santa Cruz (Curitiba/PR), que traz a palestra Eu Me Comprometo a Lavar Minhas Mãos, que será realizada no dia 10 de maio no auditório do Sicredi e será direcionada a todos os colaboradores do HCB. Além deste encontro, a equipe do SCIH realizará blitz de conscientização em todas as unidades do hospital e também com os pacientes e acompanhantes.
O termo higienização das mãos engloba a higiene simples, a higiene antisséptica e a antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos. Esse tipo de serviço de saúde tem sido foco de especial atenção para a prevenção da disseminação de micro-organismos, especialmente os multirresistentes, muitas vezes veiculados pelas mãos dos profissionais de saúde. Vale lembrar que, em hospitais, unidades de saúde ou clínicas, o manejo das pessoas que sofrem com infecções é constante e, consequentemente, os cuidados devem ser dobrados.
Fica a dica! 
Preparação Alcoólica
Uma maneira prática e eficaz de garantir uma ótima higiene das mãos é utilizar a preparação alcoólica para as mãos. A concentração final da preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos a ser utilizada em serviços de saúde deve cumprir com o estabelecido na RDC 42/2010, ou seja, entre 60% e 80% no caso de preparações sob a forma líquida, e concentração final mínima de 70% no caso de preparações sob as formas gel, espuma e outras.
Contato com a pele 
Quanto ao tempo de contato com a pele das mãos, recomenda-se que a higienização das mãos com preparações alcoólicas nos serviços de saúde seja feita por 20 a 30 segundos, friccionando-se as mãos em todas as suas superfícies, incluindo os punhos.