Câmara de Vereadores realiza homenagem aos 200 anos de Cachoeira há ser comemorado em 2020

A Câmara de Vereadores realizou, na sessão ordinária desta segunda-feira (06), Grande Expediente Especial aos 200 anos de criação do município de Cachoeira do Sul, comemorado no último 26 de abril.

No início do seu pronunciamento, o proponente da homenagem, vereador Igor Noronha (MDB), destacou o protagonismo do Legislativo em eventos importantes para a cidade. “Ano passado tivemos atividades relativas aos 30 anos da Constituição Federal, à crise do arroz, com a realização de agenda temática na Fenarroz, da qual sobreveio carta em defesa dos produtores e aprovação de PL para inclusão da farinha de arroz na merenda escolar, entre outros marcos. Agora, Mais uma vez a Câmara é protagonista de um grande momento da municipalidade, que são os 200 anos de criação de nossa cidade. Data tão importante que, em muitos municípios, é considerada de fundação da cidade”.

Na sequência, o parlamentar destacou as potencialidades de Cachoeira do Sul nas áreas da agropecuária, indústria e ensino superior. “Por tudo isso, sinto orgulho dessa terra. Terra de oportunidades, ideal para nossos filhos, ideal para trabalhar e estudar”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto (PP), destacou, em sua manifestação, o compromisso de lutar pelo progresso do município. “É uma satisfação imensa fazer parte da 17ª Legislatura numa data tão especial. Nossa missão como profissional, cidadão e como pessoa pública é a de levar o nome de Cachoeira para outros pontos do Estado e do Brasil. Estamos aqui para que Cachoeira do Sul seja cada vez maior, com mais qualidade de vida. Essa é a nossa missão e a nossa obrigação”.

Grande Expediente Especial

 O Grande Expediente Especial está previsto no Regimento Interno do Legislativo e, na forma de seu art. 107, é destinado a comemorações e homenagens.

Mais

Em 26 de abril de 1819, por ordem de Dom João VI, foi editado o alvará que elevou a freguesia a categoria de vila, Vila Nova de São João da Cachoeira.

 Foi através deste ato de criação que ocorreu a elevação à categoria de município, sendo Cachoeira o quinto município criado no RS, precedido de Porto Alegre, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha e Rio Pardo.

 A instalação do município criado em 1819 ocorreu em 5 de agosto de 1820, data em que comemoramos o aniversário da Cidade.