Vigilância Sanitária de Cachoeira apreende mais de 350 kgs de carne em açougue

Em uma ação de vistoria de rotina da Vigilância Sanitária de Cachoeira do Sul, Serviço de Inspeção Municipal e Secretaria de Meio Ambiente nesta quinta-feira, foram apreendidos 30 quilos de carne ovina e 358 quilos de carne bovina sem inspeção, comprovada pela ausência de nota fiscal, carimbos e etiquetas lacres, além de falhas no armazenamento.

Os alimentos foram apreendidos em um açougue na região central da cidade. No momento foi lavrado auto de infração e apreensão. O proprietário terá prazo de 15 dias para apresentar defesa. Outro estabelecimento vistoriado nesta manhã (um mini mercado com açougue e padaria) não apresentou irregularidades. As carnes recolhidas foram encaminhadas para o Zoológico Municipal.

Os produtos de origem animal sem inspeção oferecem riscos a saúde das pessoas, podendo transmitir inúmeras doenças como intoxicação alimentar, cisticercose, tuberculose e hidatidose (transmitida pela carne ovina infectada). A inspeção sanitária é fundamental para garantir a qualidade destes alimentos. Quando a origem é desconhecida, esta carne pode ser fruto de abigeato. Nestes casos, não existe as condições mínimas de abate ou avaliação das condições de sanidade dos animais que são muitas vezes abatidos à noite, doentes e até mesmo carneados já mortos.