Detran/RS irá disponibilizar reciclagem preventiva para motoristas profissionais

O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) irá disponibilizar reciclagem preventiva para motoristas que exercem atividade remuneradas como condutores. A reciclagem poderá ser feita quando o motorista completar entre 14 e 19 pontos. Logo o DetranRS publicará a portaria do regramento e do prazo para implantação da preventiva. As regras para os condutores que desejarem obter o curso preventivo foram regulamentados pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A possibilidade só ocorrerá para motoristas da categoria C (veículos de carga), D (veículos de transporte de passageiros) e E (veículo conjugado) que possuírem “exerce atividade remunerada” no verso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o DetranRS, a alternativa só funcionará para condutores que “perderem a carteira” por conta de pontos suspensos, portanto, não se aplica aos que cometem infrações mais graves – como, por exemplo, dirigir em estado de embriaguez, praticar “rachas” ou qualquer outra atividade que suspenda o direito de dirigir. Além disso, o curso preventivo só pode ser feito uma vez a cada 21 meses. “A suspensão da CNH de um motorista pode inviabilizar, inclusive, o sustento de uma família. Estamos oferecendo a esse motorista que cometeu infrações de menor potencial ofensivo uma chance de refletir sobre seu comportamento no trânsito e voltar ao trânsito com uma nova consciência”, declarou o diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci.

Enquanto o DetranRS não concluir a preparação do cuso específico pelo Conatran, o curso de reciclagem preventiva será o mesmo já disponibilizado para condutores que tiveram a CNH suspensa por infrações menos graves.