Revista recebe trabalhos para edição sobre 100 anos da pesquisa agropecuária no RS

A revista Pesquisa Agropecuária Gaúcha (PAG), editada pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), está preparando uma edição especial sobre os 100 anos de início da pesquisa agropecuária no Rio Grande do Sul, a ser comemorado em 2019.

A publicação recebe submissões de trabalhos relativos a atividades acadêmicas, de pesquisa, extensão, desenvolvimento, inovação tecnológica e defesa agropecuária. Os manuscritos podem ser artigos e notas científicas, comentários, relatos de caso e breves revisões críticas. Os tópicos devem incluir questões relacionadas à pesquisa agropecuária desenvolvida no Rio Grande do Sul.

Os manuscritos devem ser enviados para consideração dos editores até 17 de maio, pelo e-mail pag-fepagro@agricultura.rs.gov.br, com a indicação do assunto “Edição 100 anos”. A data de publicação prevista é agosto/setembro de 2019, e as normas para publicação podem ser encontradas neste link.

Histórico
O ano de 1919 marca o início da pesquisa agropecuária no Rio Grande do Sul, com a criação da Estação de Seleção de Sementes de Alfredo Chaves, em Veranópolis (hoje, Centro de Pesquisa Carlos Gayer), destinado à seleção de populações locais de trigo. Foi o primeiro registro de pesquisa com este cereal no Brasil, dando origem às linhagens Alfredo Chaves, passo inicial para a realização dos primeiros cruzamentos de trigo efetuados no país.

Na década seguinte, outras unidades de pesquisa foram criadas no Rio Grande do Sul pelo governo federal, em áreas doadas pelo Estado. Em 1929, as estações experimentais foram transferidas para o governo estadual e, a partir daí, houve criação de novas unidades de pesquisa, numa expansão que continuou até as décadas de 1960 e 1970. Ao longo dos anos, as pesquisas desenvolvidas pelo estado contribuíram para o crescimento econômico local, com a geração de tecnologias que promoveram grandes avanços no setor agropecuário.