UFSM Campus Cachoeira irá elaborar em parceria com Prefeitura projeto para melhorar iluminação da cidade

A UFSM- Campus Cachoeira e a Prefeitura Municipal firmaram mais uma parceria para elaboração de dois projetos de eficiência energética – nos padrões exigidos pela ANEEL – para beneficiar a comunidade cachoeirense.

Um dos projetos será focado na iluminação pública e contemplará a substituição de luminárias com lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio, de alto consumo de energia, por luminárias de LED, com alto rendimento e baixo consumo.


O outro projeto também busca melhorar a eficiência energética das instalações de um prédio do poder público, administração direta ou escolas. Nesse projeto será analisado a possibilidade de substituição de lâmpadas e aparelhos de ar condicionado por elementos de menor consumo, bem como a instalação de geração solar.


Para o desenvolvimento do projeto, a UFSM-CS contará com três alunos do curso de Engenharia Elétrica, proporcionando troca de experiências em elaboração de projetos na área do curso. De forma geral, essa parceria tem o objetivo de auxiliar a Prefeitura Municipal a ser contemplada no projeto de eficiência energética estabelecido pela ANEEL, o qual é gerido pelas distribuidoras locais.